Cone
Antigravidade.
Clara Silveira Rocha¹; Sttefany Pereira Pacó².
Resumo: O projeto
desenvolvido refere-se a uma criação do cone antigravidade que teve sua
pesquisa iniciada devido a uma atividade avaliativa das disciplinas de Prática
de Ensino de Física Geral 1 e Laboratório de Física Geral 1, do curso de
Licenciatura em Física. O cone representará um projeto onde determinaremos se
existe a violação das leis da gravidade, trabalhando assim com o centro de
massa.
Palavras-chaves: Cone
antigravidade, criação, leis da gravidade, centro de massa.
Abstract: The project developed refers to a creation of
the antigravity cone that had its research initiated due to an evaluation
activity of the subjects of General Physics Teaching Practice 1 and General
Physics Laboratory 1, of the Licentiate
course in Physics. The cone will represent a project where we will determine if
there is a violation of the laws of gravity, thus working with the center of
mass.
Keywords: antigravity cone,
creation, laws of gravity, center of mass.
Introdução
As origens do duplo cone são incertas. Sua
popularização certamente começa no século XVIII com George Adams, um fabricante
inglês de instrumentos científicos e “los ó cos”. Embora esta denominação de
“instrumentos los ó cos” possa parecer hoje um tanto anacrônica, os referidos
instrumentos eram de fato artefatos que faziam pensar, como a bomba de vácuo, a
maquina eletrostática de atrito, o mergulhador de Descartes e
outros tantos que despertavam o fascínio das multidões que enchiam os salões para
assistir as demonstrações dos seus efeitos misteriosos e espetaculares. A
historia desses artefatos, das suas origens e dos seus desenvolvimentos ocupa lugar
de destaque nas próprias origens da historia do ensino experimental da Física.
O foco e o espaço deste artigo não permitem, entretanto, que nos alonguemos na discussão
dos detalhes desse desenvolvimento mais amplo.
Objetivos
Representação de um cone antigravidade para mostrar um
objeto que se desloca aparentemente contra a gravidade, utilizando assim
materiais de baixo custo. E obter dados quantitativos e significados para
verificar que o cone não contraia a lei da gravidade e analises de resultados.
Metodologia
O projeto
teve seu desenvolvimento na Universidade Federal do Amazonas- UFAM. Com a
finalidade de obtenção de nota nas disciplinas de Prática de Ensino de Física
Geral 1 e Laboratório de Física Geral 1.
O projeto foi dividido em duas semanas com atividades
distintas. Primeiramente determinamos os materiais que seriam necessários para
a construção do cone antigravidade e da rampa inclinada, posteriormente
adquirimos os mesmos. Após essa etapa, iniciamos a elaboração da criação do
cone e simultaneamente realizamos testes variando a massa de dentro do cone.
Feito isso, finalizamos a montagem do projeto cone antigravidade e analisados
os dados no software Tracker.
Resultados
A partir da analise no Tracker observamos que após colocarmos o eixo, tínhamos que variá-lo para que o movimento do cone estivesse encima do plano pois quando colocávamos o eixo sem levar em consideração a base víamos o quanto a base era inclinada e por isso usamos o transferidor para verificar o angulo de inclinação do lugar onde percorre o movimento. Feito isso conseguimos verificar que o cone não contraria a lei da gravidade pois ele não sobe, o que acontece é apenas impressão, mas se analisarmos a altura inicial e a final do cone veremos que ao invés de subir o cone estará descendo isto acontece porque os trilhos por onde o cone se desloca estão inclinados e deslocam-se numa direção ascendente porem o eixo do cone se desloca na direção do seu centro de gravidade, esse eixo e próprio cone deslocam-se para baixo.
Considerações finais
O projeto de construção do cone antigravidade ainda não foi concluído pois obtivemos varias falhas durante os testes e como a ideia desde o principio era variar o angulo, nesse vídeo do cone que gravamos era um modelo apenas para o que vamos fazer futuramente, no qual estávamos nos baseando porem não podíamos variar o angulo pois era uma estrutura fixa. E a proposta na qual estamos trabalhando em relação a esse projeto é para que nós consigamos concluir a construção do mesmo, e assim analisar variando o angulo, para ver se ocorre alguma variação de dados e do movimento.
Referências
CARPENTER JR, D. & MINNIX, R. ‘Double Cone – High Wire Toy’ In Dick and Rae Physics Demo Notebook. P. M- 482, Dick and Rae Inc, Lexington, Virginia, 1993.
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