Objetivo da atividade.
- Determinar a aceleração da gravidade usando software " Tracker" .
- Relatar de modo matemático o resultado obtido pelo software.
- E responder as seguintes questões sobre a aceleração da gravidade.
Obs: Todas as questões devem obter os cálculos matemáticos, pois eles são de extrema importância.
Questões:
1.(UNESP-SP) Considere um corpo na superfície da Lua. Pela Segunda lei de Newton, o seu peso é definido como o produto de sua massa m pela aceleração da gravidade g. Por outro lado, pela Lei da Gravitação Universal, o peso pode ser interpretado como a força de atração entre esse corpo e a Lua. Considerando a Lua como uma esfera de raio R=2,0.106m e massa M=7,0.1022kg, e sendo a constante de gravitação universal G=7,0.10-11Nm2/kg2, calcule:
a) a aceleração da gravidade na superfície da Lua.
b) o peso de um astronauta, com 80kg de massa, na superfície da Lua.
2. ( PSC 2014) Uma bola de futebol com 450 g de massa,
inicialmente em repouso, é chutada obliquamente
para cima com velocidade inicial de 20m s. A
bola atinge altura máxima de 10m e atinge uma
parede vertical 2s após o chute. Desprezando a
resistência do ar, podemos afirmar que a
distância do ponto de lançamento da bola até a
parede é aproximadamente igual a:
a) 40m b) 28m c) 20m d) 10 m e) 14 m
3. Um canhão dispara uma bala com velocidade inicial igual a 500m/s (em módulo), a 45° com a horizontal. Desprezando o atrito e considerando g = 10m/s², determine o alcance máximo horizontal da bala.
Roteiro muito vago e abrangente!! Vc deve preparar o roteiro paara ser usado em sala de aula. Vc usaria este roteiro? Nao indicaria nenhum procedimento?
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