sábado, 20 de maio de 2017

- Proposta de atividade para os alunos.

Objetivo da atividade.
  1. Determinar a aceleração da gravidade usando software " Tracker" .
  2. Relatar de modo matemático o resultado obtido pelo software.
  3. E responder as seguintes questões sobre a aceleração da gravidade. 
Obs: Todas as questões devem obter os cálculos matemáticos, pois eles são de extrema importância. 

Questões:

1.(UNESP-SP) Considere um corpo na superfície da Lua. Pela Segunda lei de Newton, o seu peso é definido como o produto de sua massa m pela aceleração da gravidade g. Por outro lado, pela Lei da Gravitação Universal, o peso pode ser interpretado  como a força de atração entre esse corpo e a Lua. Considerando a Lua como uma esfera de raio R=2,0.106m e massa M=7,0.1022kg, e sendo a constante de gravitação universal G=7,0.10-11Nm2/kg2, calcule:

a) a aceleração da gravidade na superfície da Lua.
b) o peso de um astronauta, com 80kg de massa, na superfície da Lua.


2. ( PSC 2014) Uma bola de futebol com 450 g de massa, inicialmente em repouso, é chutada obliquamente para cima com velocidade inicial de 20m s. A bola atinge altura máxima de 10m e atinge uma parede vertical 2s após o chute. Desprezando a resistência do ar, podemos afirmar que a distância do ponto de lançamento da bola até a parede é aproximadamente igual a:

 a) 40m                   b) 28m                c) 20m                  d) 10 m               e) 14 m



3. Um canhão dispara uma bala com velocidade inicial igual a 500m/s (em módulo), a 45° com a horizontal. Desprezando o atrito e considerando g = 10m/s², determine o alcance máximo horizontal da bala.


Um comentário:

  1. Roteiro muito vago e abrangente!! Vc deve preparar o roteiro paara ser usado em sala de aula. Vc usaria este roteiro? Nao indicaria nenhum procedimento?

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cone antigravidade

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